Sono Precioso

Dormir é uma necessidade básica do ser humano, ajuda a recarregar as energias além de manter a mente sã e assimilar as memórias do dia passado. Mas o que acontece se não dormimos?

Em primeiro lugar vamos a definição de privação do sono: 

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:
   
     Dificuldade em cair no sono
     Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir
     Acordar muito cedo
     Sono não restaurador








































    


Insônia não é definida pela quantidade de horas que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono. Indivíduos geralmente variam em suas necessidades de sono. Insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Insônia pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). Insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente. Caso os episódios de insônia transiente ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.

E o que acontece se não dormimos?
  • Perder uma noite de sono não é o fim do mundo. No dia seguinte, a pessoa pode ficar irritada, pode ficar facilmente cansada ou hiperativa, em razão da adrenalina.
  • Se a pessoa perder duas noites de sono, as coisas ficam piores. A concentração fica mais difícil e a pessoa se torna consideravelmente desatenta. Os erros passam a ser mais comuns.
  • Depois de três dias, a pessoa começa a ter alucinações e é impossível pensar de forma clara. Se a pessoa não dormir, ela começa a perder o senso da realidade. Ratos forçados a não dormir acabam morrendo, provando que o sono é essencial. 


 Há casos de pessoas que ficaram mais de uma semana sem dormir, o recorde documentado foi de um dançarino que ficou 11 dias sem dormir devido a uma competição. Mas claro, sentir sono e não querer dormir não é a mesma de não conseguir dormir. Ter alucinações é um fato, sofrer com ansiedade e estresse durante os períodos insomnes também, mas é possível morrer de sono?

Nunca foi documentado um caso de morte pela falta de sono mas se pensarmos um pouco é bem provável que uma pessoa que esteja a muito sem dormir, sofrendo de alucinações e com a mente desregulada, possa vir a ter complicações nas funções vitais e sofrer uma parada cardíaca ou ser levada a cometer suicídio. 

Comentários

  1. Noto que depois da sumida da Emi, é você quem anda postando no lugar dela,então por favor me diga quando ela vai voltar?

    P.S:cuidado com Emily ela é linda,doce,meiga, mais consegue acabar com sua vida em menos de três dias.

    ResponderExcluir
  2. Eu conversei com a emily por algumas vezes e naoachei isso,ela apenas e misteriosa demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ivete Sangalo possuída?

Uma padaria macabra

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba