A mente do vampiro




Todos nós crescemos e vivemos vendo os vampiros enfeitarem nossas imaginações através dos filmes e livros imortais, violentos (as) sedutores (as) , mais você já parou pra imaginar o que pensa um vampiro ou oque ele sente? Neste post falarei sobre isso sobre a mente vampírica analisando e usando como base o perfil psicológico de um dos mais amdos vampiros contemporâneos o vampiro Lestat das obras de Anne Rice.
 A imortalidade é um dom, nada pode ser tão prazeroso quanto poder ver o mundo envelhecer enquanto ainda se é jovem, mais e se você sentisse saudade de coisas antigas pessoas lugares nostalgia, como se supera algo que nunca mais poderá ter simplesmente existir para sempre perde seu encanto quando você entende que está realmente sobrando. os lugares que você freqüentava já não existe mais as pessoas que você amou em vida já se foram e você está realmente sozinho. Basicamente é isso o que um vampiro sente atás de todo seu ego tristeza e solidão e aqui vai a analise psicológica de Lestat.
Lestat é descrito nos livros de Anne Rice como belo poderoso, egocêntrico, mais a autora deixa claro durante o prolongar dos capítulos as características comportamentais e sociais de Lestat.
 Ele era enquanto jovem e mortal um membro solitário de sua família apenas tendo apreço e ligação com sua mãe a autora deixa explicito que ele se sentia diferente, isolado e após sua transformação sua impulsividade e seus sentimentos ficaram mais fortes e lestat transformou sua mãe para que ele não se sentisse sozinho eternamente.
 Via a vida de uma ótica diferente à enxergava como um campo selvagem ótica talvez compartilhada apenas com os que era como ele os vampiros, que como se nota nas historias tem percepções muito aguçadas e conseguem ver a dinâmica social sem mascarardes, vêem os humanos como são, fracos, mentirosos e amedrontados os via apenas como alimento via o mundo como uma floresta para caçada.
 Os vampiros expressam uma grande tranqüilidade, serenos ao falar e andar, exatamente como os grandes predadores das florestas que parecem sonolentos até atacar suas vítimas com uma fúria inexplicável.
 Controlados pela fome, em si o vampiro não bebe o sangue e sim o sangue que o bebe, suas sede não é saciável e distorce praticamente sua moralidade tanto nos livros e filmes é possível notar como é difícil para eles contratarem sua índole assassina.
Lestat como todos era egocêntrico e vaidoso se apegava muito a moda, durante as narrativas em primeira pessoa fazia pausas para descrever sua vestimentas, isso mostra o quanto buscava validação o quanto queria ser olhado visualizado e desejado, os vampiros tem todas as nossas características humanas mais egoístas totalmente amplificadas.
Vampiros tem medo! Sim Lestat durante os seculos preferia se relacionar com companheiros por dizer ter medo de mulheres, confissão essa feita durante a serie e não só ele mais todos os vampiros tem medo, a solidão a tristeza o deixam com tanto medo quanto nós.
Lestat na serie é retratado como um dos mais poderosos vampiros na terra visto como um príncipe da raça, mais que em momento nenhum se descreve feliz, porque alguém que parece ter tudo para ser radiante está infeliz?
 Ele explica essa tristeza através de suas duvidas filosóficas sobre a vida , durante todo o livro ele se questionava se suas ações eram realmente más ou boas, tinha medo de fazer injustiças, ponderava se oque fazia poderia ser bom pois apenas estava seguindo a lei natural de sobrevivência sendo um predador natural. Isso mostra que o medo de errar também está na essência vampira, eles não são seres inconseqüentes que vivem apenas para espalhar corpos eles tem sentimentos e as vezes sentem-se confusos.
Lestat pensava em Deus se ele realmente existia e se ele tinha algum plano para ele, temia o fato de desconhecer o que realmente acontece após a morte e se nunca saberia o real motivo de sua existência.
Vampiro é um ser misterioso, impulsivo, frio e por isso muito atrativo parece inabalavel mais sofre das mesmas afrições de qualquer outro humano e Lestat é um exemplo claro disso que apesar de ter o mundo aos seus pés ponderava o real motivo das coisas e temiaa o destino fatidico de todos a morte.
 Esse post foi uma de varias outras analises psicologias sobre os vampiros que virão, onde buscarei “humaniza-los” descascar suas cascas e expor seus reais pensamentos sempre de forma direta e condizente com a história do mesmo, neste primeiro momento decidi por escolher Lesta pois este é um vampiro antigo da literatura sem muitas influências contemporâneas é digamos um vampiro natural.


Comentários

  1. Perfeito nunca li Anne Rice, mais pelos filmes que assisti Lestart e como você disse, e mais um pouco enfim perfeito^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma padaria macabra

Ivete Sangalo possuída?

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba