A Origem da Sexta-Feira 13

Olá leitores do NYA,

Resolvi fugir um pouco do padrão de postagens do blog e postar uma curiosidade sobre o dia de hoje: Uma Sexta-Feira 13.
Pesquisei em vários lugares, e descobri que há muitas justificativas, em tradições diferentes...
 


Na numerologia, o número 12 é considerado o número completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco.

Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Jesus Cristo foi crucificado numa Sexta-Feira e por isso,  também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade, está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que vieram da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, um dos filhos de Odin. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça certa.


Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Frigga (que deu origem a friggadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Frigga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
 E aí o tempo foi passando, e ainda há quem siga as tradições dos nossos ancestrais. É muito bom conhecer um pouco da nossa cultura antiga, por isso resolvi postá-la aqui no blog.
Espero que tenham gostado!

Comentários

  1. Eu gostei, também gosto muito de saber sobre o passado. parabéns pelo post Ratziel.

    ResponderExcluir
  2. Cara, mto massa! Vim aki ver a foto do diabo e achei massa esse post!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A sexta foi tranquila, mas o dia 14...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma padaria macabra

Ivete Sangalo possuída?

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba