O que é desdobramento parte l

Entendendo Melhor o Desdobramento parte l. Parte 2 AQUI
 Olá pobre alma, gostaria de pedir descupa pela demora, em postar, mais eu estou literalmente sem tempo, essa semana toda eu dormi 12 horas, enfim como a galera gostou muito do post sobre desdobramento, axei legal colocar um "pouco" mais a respeito....


Projeção da consciência, experiência fora-do-corpo (EFC), experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as experiências fora-do-corpo (do inglês, out-of-body experience – OBE ou OOBE



 Aqui vamos nos basear na obra "Doutrina Espírita no tempo e no Espaço" de A . Merci Spada Borges e as obras de Alln Kardec.
"Desdobramento é o ato ou efeito de desdobrar. Fenômeno mediúnico que consiste no afastamento do espírito enquanto o corpo físico permanece em descanso, embora ligado àquele pelo cordão fluídico. Durante o tempo em que dura o desdobramento, o espírito pode visitar outros locais, na Terra ou no espaço, pessoas afins, participar de estudos ou trabalho orientado por espíritos superiores. O desdobramento pode também ocorrer "naturalmente fora da ação protetora dos instrutores invisíveis". Trata-se de desdobramento espontâneo. Nesse caso, pode acarretar dificuldades para o espírito do médium, que poderá imiscuir-se em regiões inferiores. Entretanto, em qualquer desconforto ou perigo, o espírito retorna de imediato para o corpo. Ele pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente.
O desdobramento pode também ocorrer de uma forma semi-inconsciente. Nesse caso, o médium guarda uma lembrança velada do ocorrido durante suas incursões astrais.
Para Allan Kardec, o desdobramento nada mais é que o estado sonambúlico.
Desdobramento consciente – O desdobramento é consciente quando, ao retornar ao corpo, o médium conserva a lembrança dos fatos, dos locais visitados e das atividades realizadas, bem como das emoções vividas.
A médium Yvonne A Pereira faz a seguinte descrição: "Pressenti que almo (adorável) fantasma(...) chamava-me para algo importante... O envoltório carnal se me enrigecia... Procurei, então, o leito e adormeci sob forte injunção do sono magnético... Desperto em seguida, mas em corpo espiritual, entrando em luta para me desapegar do fardo carnal, ao qual me sentia vinculada por invencíveis cadeias...
Desapego-me parcialmente, depois de luta mortificante, dolorosa!"
Nem sempre o desdobramento causa desconforto ao corpo físico.
O médium Waldo Vieira narra várias experiências por ele vividas durante o desdobramento consciente: "A minha consciência permanecia num grau absoluto de lucidez junto ao corpo físico. O corpo denso estava deitado do lado direito, na beirada esquerda da cama. Apareceu pálida luz amarelada que iluminou tudo como se acima de um par de olhos interiores, no meu íntimo, fossem descerradas imensas pálpebras de súbito. Percebi claramente que conservava apenas a parte superior da forma do corpo, ou seja, a cabeça, os braços e as mãos extrafísicas compostas à beira do leito, junto aos meus pés físicos estendidos. Não tinha o restante da aparência antropomórfica ou do formato humanóide constituído.
Impressionante a sensação de me sentir como criação incorpórea, simples fumaça recheada de vontade e pensamentos, qual imensa ameba inteligente das histórias de ficção científica, com muito mais vida e raciocínio que no corpo da carne. Vieram as imagens, à minha memória, do barco ancorado, do avião amarrado resguardando-se da ventania e dos espíritos semimaterializados nas sessões de efeitos físicos. Ao bater minhas mãos, vi as palmas brancas como se estivessem de dia sob suave luz solar. Com a forma parcial do psicossoma composto, senti a superfície do carpete, milacron amarelo-ouro, do quarto. Ao alisar o carpete com as palmas para inspeciona-lo, lembrei-me do piso subjacente e, no mesmo instante, foi possível observar os tacos do piso sob o milacron. Após encostar as palmas nos tacos e passar as mãos atritando sobre eles, vi a luz proveniente de todo o ambiente, sobre os pedaços de madeira unidos uns aos outros. Pensava em inspecionar mais as instalações físicas do quarto, quando me nasceu aquele desconforto global indefinível e ainda me foi possível cogitar que estava junto demais do corpo denso, dentro do perímetro de atuação totipotente do cordão fluídico, essa variação do cordão umbilical até quatro metros de distância do físico, com o psicossoma apenas parcialmente exteriorizado no pisco, e com o desconforto admonitório muito forte, era melhor entrar pelo físico adentro. Elaborei esta série de considerações mentais, em décimos de segundos, e acordei incontinenti seguindo a consciência, serenamente sem nenhum hiato. Penso que, junto ao físico, as ações mentais no psicossoma dão a impressão de ser ainda mais relampagueantes. A formação parcial do psicossoma próximo ao físico se deveu ao breve período ainda inicial da projeção e à pouca exteriorização de energia mental na ocasião. Onde se situa essa sensação de desconforto dentro desse nevoeiro vivo.
Desdobramento inconsciente – O desdobramento inconsciente ocorre, embora o médium não guarda lembrança, durante as incursões no plano espiritual. Pode restar algumas lembranças, como se fosse um sonho.
O livro "Projeção do corpo astral" de Sylvan J. Muldoon relata: "Minhas primeiras experiências fora do corpo ocorreram quanto tinha doze anos. Era tão jovem e tão imaturo que não me dava conta de sua importância. As coisas aconteciam mais ou menos involuntariamente, e se repetiam com freqüência , até que fiquei tão acostumado a elas que, na verdade, cedo deixei de as considerar como algo extraordinário e algumas vezes as relatei a membros de minha própria família, sem cuidar de seu registro, muito embora várias pessoas interessadas mo tivessem aconselhado."
O livro dos espíritos no capítulo VIII – "Emancipação da Alma" nos fala: "O sonho liberta, em parte, a alma do corpo. Quando se dorme, se está, momentaneamente, no estado em que o homem se encontra, de maneira fixa, depois da morte. Espíritos que se desligam logo da matéria, em sua morte tiveram sonhos inteligentes; estes quando dormem reúnem-se à sociedade de outros seres superiores a eles. Com eles, viajam, conversam e se instruem trabalhando mesmo em obras que encontram prontas quanto morrem. Isso deve vos ensinar, uma vez mais, a não temer a morte, pois que morreis todos os dias, segundo a palavra de um santo. Isto para os Espíritos elevados. Todavia, a massa dos homens que, na morte, deve ficar longas horas em perturbação, nessa incerteza da qual vos falaram, esses vão, seja para mundos inferiores à Terra onde velhas afeições os evocam, seja a procurar os prazeres que podem ser mais inferiores que aqueles que têm aí. Eles vão haurir doutrinas ainda mais vis, mais ignóbeis, mais nocivas que as que professam em vosso meio. O que gera a simpatia sobre a Terra não é outra coisa que o fato de sentirem-se ao despertar, ligados pelo coração àqueles com quem vieram de passar oito ou nove horas de felicidade ou de prazer. Isso explica também as antipatias invencíveis, pois sabem no fundo do seu coração que essas pessoas de lá têm uma consciência diversa da nossa e a conhecem sem as ter visto jamais com os olhos. Explica, ainda, a indiferença, visto que não se deseja fazer novos amigos quando a gente sabe que existem outras pessoas que nos amam e nos querem. Em uma palavra, o sono influi mais do que pensais sobre vossa vida."
Kardec em "O livro dos Médiuns" nos dá belos exemplos de bicorporeidade que é um fenômeno parecido com o desdobramento. Vejamos este belíssimo exemplo ocorrido com Santo Antônio de Pádua: "Santo Antônio de Pádua estava pregando na Itália, quando seu pai, em Lisboa, ia ser supliciado, sob a acusação de haver cometido um assassínio. No momento da execução, Santo Antônio aparece e demonstra a inocência do acusado. Comprovou-se que, naquele instante, Santo Antônio pregava na Itália, na cidade de Pádua.
Por nós evocado e interrogado, acerca do fato acima, Santo Afonso respondeu do seguinte modo:
1o.Poderias explicar-nos este fenômeno? – Perfeitamente. Quando o homem, por suas virtudes, chegou a desmaterializar-se completamente; quando conseguiu elevar sua alma para Deus, pode aparecer em dois lugares ao mesmo tempo. Eis como: o Espírito encarnado, ao sentir que lhe vem o sono, pode pedir a Deus lhe seja permitido transportar-se a um lugar qualquer. Seu Espírito, ou sua alma, como quiseres, abandona então o corpo, acompanhado de uma parte do seu perispírito, e deixa a matéria imunda num estado próximo do da morte. Digo próximo do da morte, porque no corpo ficou um laço que liga o perispírito e a alma à matéria, laço este que não pode ser definido. O corpo aparece, então, no lugar desejado. Creio ser isto o que queres saber.
3.Será indispensável o sono do corpo, para que o Espírito apareça noutros lugares? A alma pode dividir-se, quando se sinta atraída para lugar diferente daquele onde se acha seu corpo. Pode acontecer que o corpo não se ache adormecido, se bem seja isto muito raro; mas, em todo caso, não se encontrará num estado perfeitamente normal; será sempre um estado mais ou menos extático.
Nota: A alma não se divide, no sentido literal do termo: irradia-se para diversos lados e pode assim manisfestar-se em muitos pontos, sem se haver fracionado. Dá-se o que se dá com a luz, que pode refletir-se simultaneamente em muitos espelhos.


parte 2 AQUI

FONTE 

Comentários

  1. Interessante,eu conhecia a Doutrina Espírita, mas ainda não havia lido nada sobre desdobramento....

    ResponderExcluir
  2. Desculpas aceitas Sr Hades, e quando quiser postar apenas poste ok?
    sabe muitíssimo bem, que tens carta branca como todos os autores do N.Y.A.

    ResponderExcluir
  3. e que vc começo o assunto neah, ai fica meio "deselegante" mais tenho mais post a respeito so que se tratando do ponto de vista de outras religioes, em breve....

    ResponderExcluir
  4. kkk morri de rir aqui com o deselegante Hades, mais adoreiii os posts li os dois ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ivete Sangalo possuída?

Uma padaria macabra

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba