O Mago das Letras - H.P. Lovecraft

Amigos e amigas, hoje nessa noite fria, para nossas almas perdidas nesse mundo cinzento, quero compartilhar com vocês sobre a vida e mostrar também um pouco da Obra de um dos maiores escritores do século XX, o grande Lovecraft (que já apareceu aqui no blog, no post da Lua, http://neveryoualone.blogspot.com.br/2012/05/necronomicon-o-livro-de-nomes-mortos.html), a postagem biográfica foi retirada do site: http://livre-pensadora.blogspot.com.br/2011/06/hp-lovecraft-escritor-e-poeta.html




Howard Phillips Lovecraft nasceu em Providence, Rhode Island no dia 20 de Agosto de 1890. Foi um escritor norte-americano celebrizado pelos suas obras de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica.


O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de "cosmicismo" ou "terror cósmico", a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena. Seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, desafiando os valores iluministas do romantismo e do humanismo cristão. 



Era assumidamente conservador e anglófilo (o que tem preferência, afinidade, amor pela Inglaterra, pelo seu povo e por sua cultura), sendo por isso habituais no seu estilo os arcaísmos e a utilização de vocabulário e ortografia marcadamente britânicos - fato que contribui para aumentar a atmosfera de seus contos, pois muitos deles contêm referências a personagens que viveram antes da independência das 13 colônias, bem como a estabelecimentos comerciais existentes entre os séculos XVII e XVIII.


Durante a sua vida teve um número relativamente pequeno de leitores, no entanto sua reputação cresceu com o passar das décadas, e ele agora é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século 20. De acordo com Joyce Carol Oates, Lovecraft, como aconteceu com Edgar Allan Poe no século 19, tem exercido "uma influência incalculável sobre sucessivas gerações de escritores de ficção de horror”.  Aqui vai um poema dele que acho lindíssimo e que me é e foi muito importante em várias fases da minha vida.




E agora que estão devidamente apresentados vou postar aqui, um pequeno conto, muito bom por sinal, só para degustarem um pouco e correrem atrás de suas obras.

Leia pelo Google Livros: O Sabujo, só clicar no link:
http://books.google.com.br/books?id=IxOyAe3N-ekC&pg=PA55&hl=pt-br&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false


E para finalizar deixo com vocês uma poesia chamada O Jardim:



O Jardim

Existe um jardim antigo com o qual às vezes sonho,
sobre o qual o sol de maio despeja um brilho tristonho;
onde as flores mais vistosas perderam a cor, secaram;
e as paredes e as colunas são idéias que passaram.

Crescem heras de entre as fendas, e o matagal desgrenhado
sufoca a pérgula, e o tanque foi pelo musgo tomado.
Pelas áleas silenciosas vê-se a erva esparsa brotar,
e o odor mofado de coisas mortas se derrama no ar.

Não há nenhuma criatura viva no espaço ao redor,
e entre a quietude das cercas não se ouve qualquer rumor.
E, enquanto ando, observo, escuto, uma ânsia às vezes me invade
de saber quando é que vi tal jardim numa outra idade.

A visão de dias idos em mim ressurge e demora,
quando olho as cenas cinzentas que sinto ter visto outrora.
E, de tristeza, estremeço ao ver que essas flores são
minhas esperanças murchas – e o jardim, meu coração.
- H.P. Lovecraft


Espero que tenham gostado, trarei mais dele em breve.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ivete Sangalo possuída?

Uma padaria macabra

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba