Mito da Caverna


E que desde o começo tem comentários de certas pessoas ao meu respeito, a respeito do que eu passei ou deixar de passar sejam verdadeiros ou não. Hoje só gostaria de me expressar sobre o que eu penso, usarei um texto de Platão, para descrever.

Não importa o que pensão ao meu respeito, para “aqueles” que já “viram” o mundo de verdade, eu converso, explico, esses são como eu. Já viram o “mundo” e sabem do que se trata. Porem para aqueles que insistem em continuar “presos”, fica com seu "mundo", pois pessoas assim não merecem que eu perca meu tempo. É por isso que não respondo alguns comentários, pois esse tipo de gente não merece que eu perca meu tempo

 

 Mito da Caverna

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Fica de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples, ser ignorado até, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras.




Peço desculpa a todos, por esse post, e apenas a MINHA resposta em relação a alguns aqui do blog, grato

Comentários

  1. Acredito que "para bom bebedor meia palavra basta"...

    ResponderExcluir
  2. Acho este conto incrível. Estudei na faculdade e achar uma resposta é algo bem complexo. Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
  3. Quem são as certas pessoas que tu tem tanta raiva hades?
    Espero que eu, não esteja no meio.

    No mais bela indireta, para os certos comentários

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Hades, belo post acho que deixou muita gente, intrigado.

    ResponderExcluir
  5. Minha professora de filosofia já contou pra mim essa história. Fiquei admirado em ver que alguém tenha postado isso aqui. Este post foi uma ótima indireta para quem quer que seja está pessoa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Para quem não sabe e conhece esse mito, o ser que consegue sair da caverna do como exemplo Sócrates o pensador, o ser que expunha os seus pensamentos queria mostrar o mundo do lado de fora da caverna. E para quem sabe da história de Sócrates inspirado por Platão sabe que ele foi assassinado pelos "habitantes ignorantes da caverna" Cidadãos de Athenas, por simples.

    Expor seus pensamentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma padaria macabra

Ivete Sangalo possuída?

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba