Robert Johnson e o Pacto com o Diabo


Robert Leroy Johnson foi um cantor, guitarrista Norte-americano de Blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues. Influenciou grandes artistas durante anos como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck, e Eric Clapton, que considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks" Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado por Jonhson ter tido um caso com a sua mulher. Sonny Boy Williamson que estava tocando junto com Jonhson, havia alertado-o sobre o whisky, porém este não lhe deu atenção. Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938,em Greenwood, Mississippi.

Mas o que um cantor de blues como este (mesmo sendo espectacular) tem de tão especial? Robert dizia ter feito um pacto com o demônio em troca de sua musicalidade e do sucesso, tendo abordado este tema em suas músicas.
Sim, ele afirmava que tinha feito o tal pacto(que hoje em dia seria muito mais discutido do que naquela época) e acredita-se que ele ficou a espera na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em uma noite de lua nova com seu violão na mão. A meia-noite, o diabo em forma de um homem apareceu para afinar seu instrumento.

E não é que ele admite? até nas músicas dele:


Observe a letra:

Me And The Devil Blues
(Blues Sobre Eu e o Demônio)

Hoje de manhã cedo
quando você bateu na minha porta
E eu disse "Olá, Satanás, acho que é hora de irmos"
Eu e o demônio andávamos lado a lado
Eu vou bater em minha mulher até ficar satisfeito
Ela diz que não sabe porque aquilo
Vou tratar ela como um cachorro
Deve ser aquele velho demônio
tão enterrado no chão sendo
Você pode enterrar meu cadáver
na beira da estrada
Então meu velho demônio pode
pegar um automóvel e dirigir
[...]




As atitudes de Robert Johnson ajudavam a espalhar sua fama de sinistro e adorador de forças ocultas. Uma delas era o seu hábito de tocar de costas para o público durante seus shows. As pessoas então diziam que ele fazia isto para esconder o olhar do diabo que surgia para auxiliá-lo.

E Robert Johnson morreu aos 27 anos ... pra quem não sabe 27 é o numero marcado como  a maldição do 27, Mas aí já é outra história, por isso não vou entrar em detalhes (:


Adaptado do Qmundoestranho

Comentários

  1. Se Não me engano esse Cantor, e um episodio do "Sobrenatural" de pactos com o Demônio ele aparece.

    ResponderExcluir
  2. acho que essas histórias de pactos, são todas mentirosas, isso aí e invenção da mídia, só por que o cara se deu bem na vida não quer dizer que seja através de pacto com o dito cujo.

    ResponderExcluir
  3. Vii, amiga que aprendi a Amar, sempre serei sua amiga, mesmo a gente não se falando mais, você esta aqui no meu coração, vou sentir muitas saudades.
    Por favor Vii, cuida vem do Nya ele foi minha vida durante todo esse tempo, então por favor continue no Nya.

    ResponderExcluir
  4. é verdade mesmo...á anos venho estudando sobre isso...quem quiser saber mais sobre o Magnífico Robert Johnson..pode assistir o Filme Crossroads ..ou a Encruzilhada em Portugûes..ele é estrelado pelo ator q faz Karatê Kid..aquele Daiel sam..q todos conhenem..muitos fizerem esse pacto e morreram com 27 anos..entraram para o clube dos 27!..a lista é enorme !!!

    ResponderExcluir
  5. Oii,sou novata nesse site, por caso voce assiti supernatural, porque quase tudo, é pareci dos capitulos... me segui no meu blog, eu ja estou seguindo você...
    www.sonhodethaina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma padaria macabra

Ivete Sangalo possuída?

Assassinato, Suicídio ou Ritual Satânico? O Caso de Geralda Guabiraba